Estatística

INTRODUÇÃO

O QUE É E PARA QUE SERVE A ESTATÍSTICA

  • Empresas e Indústias:
    • Novos produtos
    • Produtos no mercado
    • Serviços
  • Pesquisas eleitorais
    • Para o partido (equipe de campanha)
  • Equipes esportivas
    • Contratação e demissão de altetas
      • O Homem que mudou o jogo
  • Emissoras de TV
    • Pesquisa de audiência
      • Melhor horários de publicação de certos produtos

PESQUISA ESTATÍSTICA

INDIVÍDUO, POPULAÇÃO E AMOSTRA

ESCLARECIMENTOS TERMINOLÓGICOS

PESQUISA CENSITÁRIA

DEFINIÇÃO: É o levantamento estatı́stico em que TODOS os indivı́duos de uma população são consultados.

  • Principal importância: políticas públicas.
  • Pontos negativos: muito caro

PESQUISA AMOSTRAL

DEFINIÇÃO: É o levantamento estatı́stico em que UMA PARTE REPRESENTATIVA dos indivı́duos de uma população são consultados.

CUIDADO

Amostra representativa VS. Amostra não representativa

ETAPAS DE UMA PESQUISA ESTATÍSTICA

  1. Coleta dos dados;
  2. Análise do Dados
    • Organizar
    • Interpretar
  3. Inferência
    • Conclusão
    • Generalização

VARIÁVEL

Definição: São as caracterı́stica que desejamos investigar em um estudo estatı́stico.

  • Exemplos:
    • idade,
    • altura,
    • número de irmãos,
    • estado civil,
    • tipo de sabonete, etc.

EXERCÍCIOS

Exercício 1

A produção de uma vacina passa por várias etapas a fim de garantir a segurança de quem será vacinado e a eficácia do produto. Depois que toda a etapa laboratorial é realizada, é necessário testar a vacina em um pequeno grupo de pessoas voluntárias, a fim de avaliar sua eficácia e os efeitos colaterais, para, somente então, liberar o uso para toda a população. Suponha que 10% das pessoas de um grupo de pacientes composto de 200 mulheres e 300 homens se voluntariaram para o teste de uma vacina. Para esse teste, determine a quantidade de pessoas da população e da amostra.

Exercício 2

De acordo com o Censo Demográfico 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatı́stica (IBGE), o nome Maria era usado por 11 734 129 pessoas no Brasil, sendo esse o nome mais usado, seguido por José (5 754 529 pessoas) e Ana (3 089 858 pessoas). Nesse caso, qual foi a variável investigada? Ela pode ser classificada em qualitativa ou quantitativa?

Exercício 3

Uma concessionária de automóveis tem cadastrados 3 500 clientes e fez uma pesquisa sobre a preferência de compra em relação a “cor” (branco, vermelho ou azul), “preço”, “número de portas” (duas ou quatro) e “estado de conservação” (novo ou usado). Foram consultados 210 clientes. Diante dessas informações, responda:

  1. Qual é a população e qual é a amostra dessa pesquisa?
  2. Quais são as variáveis e qual é o tipo de cada uma?
  3. Quais os possı́veis valores da variável “cor” nessa pesquisa?