INTRODUÇÃO
O QUE É E PARA QUE SERVE A ESTATÍSTICA
- Empresas e Indústias:
- Novos produtos
- Produtos no mercado
- Serviços
- Pesquisas eleitorais
- Para o partido (equipe de campanha)
- Equipes esportivas
- Contratação e demissão de altetas
- O Homem que mudou o jogo
- Contratação e demissão de altetas
- Emissoras de TV
- Pesquisa de audiência
- Melhor horários de publicação de certos produtos
- Pesquisa de audiência
PESQUISA ESTATÍSTICA
INDIVÍDUO, POPULAÇÃO E AMOSTRA
ESCLARECIMENTOS TERMINOLÓGICOS
PESQUISA CENSITÁRIA
DEFINIÇÃO: É o levantamento estatı́stico em que TODOS os indivı́duos de uma população são consultados.
- Principal importância: políticas públicas.
- Pontos negativos: muito caro
PESQUISA AMOSTRAL
DEFINIÇÃO: É o levantamento estatı́stico em que UMA PARTE REPRESENTATIVA dos indivı́duos de uma população são consultados.
CUIDADO
Amostra representativa VS. Amostra não representativa
ETAPAS DE UMA PESQUISA ESTATÍSTICA
- Coleta dos dados;
- Análise do Dados
- Organizar
- Interpretar
- Inferência
- Conclusão
- Generalização
VARIÁVEL
Definição: São as caracterı́stica que desejamos investigar em um estudo estatı́stico.
- Exemplos:
- idade,
- altura,
- número de irmãos,
- estado civil,
- tipo de sabonete, etc.
EXERCÍCIOS
Exercício 1
A produção de uma vacina passa por várias etapas a fim de garantir a segurança de quem será vacinado e a eficácia do produto. Depois que toda a etapa laboratorial é realizada, é necessário testar a vacina em um pequeno grupo de pessoas voluntárias, a fim de avaliar sua eficácia e os efeitos colaterais, para, somente então, liberar o uso para toda a população. Suponha que 10% das pessoas de um grupo de pacientes composto de 200 mulheres e 300 homens se voluntariaram para o teste de uma vacina. Para esse teste, determine a quantidade de pessoas da população e da amostra.
Exercício 2
De acordo com o Censo Demográfico 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatı́stica (IBGE), o nome Maria era usado por 11 734 129 pessoas no Brasil, sendo esse o nome mais usado, seguido por José (5 754 529 pessoas) e Ana (3 089 858 pessoas). Nesse caso, qual foi a variável investigada? Ela pode ser classificada em qualitativa ou quantitativa?
Exercício 3
Uma concessionária de automóveis tem cadastrados 3 500 clientes e fez uma pesquisa sobre a preferência de compra em relação a “cor” (branco, vermelho ou azul), “preço”, “número de portas” (duas ou quatro) e “estado de conservação” (novo ou usado). Foram consultados 210 clientes. Diante dessas informações, responda:
- Qual é a população e qual é a amostra dessa pesquisa?
- Quais são as variáveis e qual é o tipo de cada uma?
- Quais os possı́veis valores da variável “cor” nessa pesquisa?